Livros Sobre Artes Marciais

Livros…

Quando falamos sobre artes marciais gostamos falar sobre técnicas. Os praticantes de artes marciais passam as vezes anos a procura de novas técnicas, a técnica secreta, aquela que vai nos tornar invencível. É que a caricatura nem é assim tão grande !
Ou andam a procura da verdadeira arte marcial. Esquecendo até de treinar a condição física de forma seria…
Ficam bloqueados numa pratica marcial de códigos e aparências e não uma pratica que muda a vida do praticante que tem também por consequência a eficiência tanto a nível marcial como também na vida do dia a dia.
Por isto o caminho do praticante de artes marciais deve também passar por momentos de reflexão, de todo tipo certo, mas também obviamente por reflexão marcial. E para ajudar a tal coisa, nada melhor do que ler livros !


Há vários livros que podem nos ajudar na nossa jornada marcial.
Vou então te divulgar os 3 que tiveram mais impacto na minha própria jornada.
Não é um top 3… Somente os 3 que meditei mais e que andei a ler mais que uma vez e que tiveram então um real impacto na minha forma de praticar e ensinar as artes marciais. E que por final também teve impacto na minha vida de forma geral.
Obviamente que temos sempre que ficar críticos nas nossas leituras… O objetivo não sendo de encontrar uma verdade num só livro mas de nos permitir ter pistas e reflexões para progredir.
Então o primeiro que vou revelar :

  • Se segues o meu trabalho podes adivinhar facilmente : O Tao do Jeet Kune Do , escrito pelo praticante de artes marciais mais conhecido, o Bruce Lee !

 Este livro expressa o ponto de vista e a filosofia do Bruce Lee. Acerca da liberdade e  a criatividade nas artes marciais. Somente com este livro já tens bastantes pistas de reflexões para progredir na tua jornada… O objetivo sendo mesmo de não se impor limites como ser humano. Não devemos nos fechar num estilo tal um produto de consumação, mas sempre guardar a possibilidade de progredir fora de qualquer bloqueio que pode decorrer das tradições. 

  • O outro livro que teve impacto é o livro dos 5 anéis, escrito por  Miyamoto Musashi, considerado por muitos como o maior samurai de todos os tempos.

Até já fiz um pequeno vídeo sobre ele no meu canal youtube. Poucos livros falam simultaneamente para o homem de negócios, o filósofo, o intelectual e o praticante de artes marciais. Este livro como diz o proprio Musashi é “um guia para os homens que querem aprender estratégia”, é uma obra útil para qualquer situação que envolva planos e tácticas. É sem duvida um livro que teve grande impacto na minha pratica e na minha forma de lidar a minha vida na busca da verdade…  Me ajudou bastante a progredir e os seus pensamentos é que muito provavelmente fizeram que acabei por me tornar praticante de Jeet Kune Do.

  • Um outro livro que me ajudou a melhorar a minha pratica marcial foi um livro de um dos maiores pioneiro do Karaté na europa, bem é um livro em francês . Mas para quem percebe recomendo, também existe uma versão em espanhol e em italiano. o nome é “L’Art Sublime Et Ultime Des Points Vitaux”, que se traduz como a arte sublima e ultima dos pontos vitais, escrito por Henry Plée. Este livro é baseado em dados e experienciais ao nível dos pontos vitais de prisoneiros japoneses… Permite também d´abrir reflexões marciais e denunciar mistificações a todos os níveis. E até dicas para melhorar a eficiência em termos de combate de sobrevivência.

Conclusão, o que faz a diferença entre um praticante de artes marciais básico, de um atleta de desporto de combate ou de um grande praticante marcial, muitas vezes chamado de Mestre, palavra que não gosto muito mas enfim… É o tempo passado a refletir, o que acaba por trazer conhecimento e melhor e mais do que isto, sabedoria… E para iniciar tal coisa nada melhor do que ler livros ! E por exemplo o Bruce Lee é o exemplo disto. O Bruce Lee lia muito, ele até estudou filosofia e sem qualquer duvida isto participou a torna-lo o grande mentor de artes marciais que todos conhecemos hoje em dia !  E desta forma conseguiu liderar em todos os aspetos das artes marciais mas também na vida. Então tens que ler … Perceber e aplicar o que leste fazendo progredir o teu conhecimento e capacidade de reflexão para poder aumentar a tua sabedoria e aumentar a tua capacidade de análise, não seguido somente os ensinamento de uma só pessoa e assim vais conseguir liderar a tua vida. Se pretendes também aprender mais sobre a arte marcial do Bruce Lee o Jeet kune Do ou ter acesso a conteúdo privado clique aqui

Livros Sobre Artes Marciais
Tagged on: