Vida do Jean Claude Van Damme

Os Músculos de Bruxelas

O Jean Claude Van Damme é sem duvida uma grande fonte de inspiração para qualquer pessoa que procura atingir o sucesso ! E vais ver porque…

O Inicio

Com o nome de Jean-Claude Camille François Van Varenberg, ele nasceu dia 18 de outubro de 1960 na Bélgica. O evento que deve ter dado inicio ao Van Damme que conhecemos deve ter sido o inicio da pratica das artes marciais quando tinha 11 anos.

Ele praticou o Karaté com o mestre Claude Goetz que sem duvida lhe ajudou a tornar-se um homem mais forte e confiante… Eles ficaram grandes amigos até hoje !

Se perguntares ao Claude Goetz como era ele quando chegou no seu dojo para iniciar o Karaté. Ele diria que era tímido… Era feio, magrinho e sem nenhuma flexibilidade… Quem diria !

Mas ambos tinham determinação então construíram a maquina Músculos de Bruxelas (Alcunha dele, também conhecido como JCVD) !

Ballet

É preciso saber também que ao mesmo tempo que praticava artes marciais… E isto durante alguns anos ele praticava Ballet ! O JCVD acredita que quem aguenta um treino de ballet é capaz de aguentar o treino de qualquer modalidade… E com certeza que isto lhe ajudou em desenvolver as suas habilidades enquanto praticante de karaté.

Ele deixou a escola aos 16 anos para poder dedicar-se ao Karaté e a musculação… O que lhe permitiu conseguir ter algum sucesso nas suas modalidades ao nível nacional. Depois de ter sido mister belgium decidiu então abrir uma academia de fitness !  A academia funcionava bem.

O sonho de ser ator

No entanto em 1982 quando ele tinha então 22 anos ele decidiu largar tudo para poder tornar-se ator nos estados unidos. O JCVD é assim… É o tipo de pessoa que gosta de sonhar grande e que da tudo o que tem até conseguir sem dar importância ao que a gente pode dizer sobre ele.

Foi uma altura da sua vida complicada, ele não falava inglese e chegou ali com muito pouco dinheiro, então precisou trabalhar durante alguns anos ao mesmo tempo que seguia os seus sonhos !  Trabalhava como entregador de pizza, mas também como motorista, entre outros trabalhos. Até aconteceu de ter que roubar comida no supermercado ou de ter que dormir no carro durante vários dias…

Conhecer outros atores

Naquele altura ele tentava fazer contactos no mundo do cinema… Falava com pessoas e tentava encontrar estrelas de cinema, foi assim que chegou a encontrar a morada do Sylvester Stallone. Ele meteu então dentro da caixa de correio do Stallone umas fotos dele mais o seu numero de telefone.  Mas ninguém ligou… Só que decidiu voltar ali e reconheceu a mulher do Stallone que esperava o marido que tinha ido fazer bicicleta. Ela lhe disse que o reconheceu das fotos e que o marido ia ligar-lhe. O JCVD recebeu então um telefonema dos estúdios Paramount alguns dias depois. Ele foi então ter nos estúdios onde o Stallone lhe disse que ia lhe dar um papel no filme Rambo. Mas nunca nada aconteceu…

O Chuck Norris

Seu primeiro trabalho no cinema foi como figurante em : Breakin’ de 1984, é um filme com música e dança !Também apareceu em Missing in Action ( conhecido em portugal como Desaparecido em Combate), filme com o o ator de artes marciais Chuck Norris ! Alias ele conseguiu aparecer no filme através dele. O Chuck Norris até lhe arranjou trabalho no seu bar como segurança.  Grande Chuck !

E para a historia antes de conseguir trabalhar para o Chuck Norris, ele teve que fazer um sparring com um treinador dele que era um campeão…  O Van Damme meteu-lhe um nocaute com um pontapé rotativo no figado. Ele pude então trabalhar para o ele. Até chegou a dar treino ao Chuck Norris !

Apareceu também no mesmo ano no filme Monaco Forever, que na altura não tinha sido terminado mas que acabou por sair uma vez que o Jean Claude Van Damme já era famoso. No filme teve o papel de um praticante de Karaté homossexual. 

Quando tudo mudou

Mas foi em 1986 que a carreira do JCVD deu um salto, quando ele cruzou o produtor de cinema Menahem Golan saindo de um bar. Ele simulou um pontapé a cabeça para o impressionar, assim é que conseguiu obter o seu contacto. Só que no dia a seguir quando ligou, a secretaria lhe disse que não estava… Sabendo que era mentira ele foi logo ter ao prédio e depois de 2h de espera conseguiu ser atendido pelo Golan… 

Uma vez no escritório com o stress não se lembrava o que dizer, depois de tantos anos a lutar pelos seus sonhos ele não podia ficar assim. Então decidiu pegar em dois bancos e fazer a espargata tirando a t-shirt e mostrando os músculos. O Golan respondeu : “Musculos e espargata, há muitos com isto nos estados unidos…”  Ao se lembrar o que tinha sofrido para tentar alcançar o seu sonho começou a chorar.

O Golan pediu então a secretaria de trazer leite e bolachas com o roteiro do próximo filme….


A partir dai o Jean Claude Van Damme tornou-se estrela de cinema, ele tinha atingindo o seu sonho !

Vida do Jean Claude Van Damme
Tagged on: