Treinar em casa

Será possível ter resultados treinando em casa ?

Há muita gente que pretende treinar, mas que não gosta de ir ao ginásio ou que acha o ginásio muito caro ou muito longe…. Pronto, desculpas e mais desculpas.

Para esse pessoal vou dizer o seguinte… Não vou ao ginásio ! Sim leste bem ! Pessoalmente, treino em casa ou no exterior.
Cada sítio tem as suas vantagens. Mais uma vez, é também uma questão de objetivos… Se pretendes fazer competição de bodybuilding ou assim, sim, em casa pode ser muito complicado! 

Mas se segues o meu blog duvido que seja este o teu objetivo…. Pessoalmente, quando treino, procuro manter a saúde e desenvolver a minha performance para a defesa pessoal. Em ultimo, vem o objetivo estético ( Para a saúde mental isto também ajuda)
E com esses objetivos consigo fazer tudo ! Em casa…

A vantagem de treinar em casa é que se poupa tempo em deslocamento e poupas dinheiro.
Neste caso, a vantagem que vejo no ginásio é mais a parte social, ou para quem quer sair um pouco de casa (no caso de não dar para treinar fora por causa da chuva, por exemplo) Sim porque até ao nível do espaço, nem é preciso muito… Obviamente que quanto mais espaço melhor, para poder variar o treino. Mas nada impede de fazer outros tipos de exercícios e fazer aqueles que pedem mais espaço em exterior durante as semanas em que não chove.

Depois podem dizer haaa mas tu tens formação e consegues, eu não… e nos ginásios há maquinas, é prático para quem não sabe treinar… E então vou responder, contrata um personal trainer para um mês ou dois e ele ensina a treinar ! Caro ? Sim, mas nem todos… Se fumas (se é o caso para já ) poupas no tabaco e já da para pagar algumas sessões … E também podes ler livros, ver vídeos etc. Treinar mal é perigoso sim… É melhor ser acompanhado no inicio. Sim, é verdade! Mas pior ainda é não treinar! Vai treinando ! E pouco a pouco vais melhorando a tua técnica e conhecimento… Não esperes saber tudo para começares. Até porque nunca sabemos tudo !


E se usares só o peso corporal ou pouco peso no início, vais diminuir bastante o risco de lesões. Aprende a sentir o teu corpo. O treino tem que ser intenso sim (nas primeiras semanas se não tas habituado até pode nem ser !) Mas nunca se deve insistir nas dores (articulares por exemplo, nos tendões, etc.) Vai com calma, vai aprendendo e poderás treinar em casa com bastantes resultados e sem stress.

O equipamento :

O peso do teu corpo já permite um treino bem completo 

mas sem mais nada podes acabar por não treinar as ramadas etc. Por isso, para treinares de forma equilibrada aconselho teres uma barra de elevações e/ou uns elásticos e/ou kettlebells e/ou TRX… Há vários equipamentos que podes adquirir que podem ser baratos e adaptados a qualquer sítio, ocupando pouco espaço.

Conclusão:

Pára com as desculpas de não conseguires ir ao ginásio porque não podes ou não gostas, ou outras desculpas ! Se treinar e estar com saúde é algo importante para ti, encontrarás sempre uma forma para poderes treinar 

Nem precisas treinar 1h por dia … Apenas vai treinando pouco a pouco… Nem que seja 2-3 vez 20 minutos por semana para começar! Vais notar a diferença!

Treinar em casa
Tagged on: