Qual melhor Arte Marcial para Defesa Pessoal ?

Bem… Para já… Para poderes encontrar a verdade, seja qual for, ainda é preciso procurar esta verdade de forma verdadeira, certo ? Não te mintas a ti mesmo…


Então qual é a modalidade que pode tornar-te o Ronaldo da porrada ? O Mozart da pancada ? Ou até o Van Gogh  dos golpes cirúrgicos ?


Bem! Gostaria de te dar uma resposta dizendo o nome de uma modalidade, mas se fosse assim tão fácil não precisaria de fazer um artigo sobre o assunto.  E quem pretende o contrario só esta a defender o marketing da sua escola !


Porque o nome Defesa pessoal nas modalidades esconde muitos objetivos diferentes. Sem falar da Defesa pessoal ao nível da lei. A Defesa Pessoal pode ter um objetivo diferente de pessoa para pessoa.


Por exemplo as necessidades de um jovem adulto vão ser diferentes de uma criança ou de uma mulher, vai depender também de outros fatores. Como por exemplo, as necessidades de alguém que procura só saber se defender na rua para o dia a dia são diferentes de um segurança, um policia ou um militar.


Vai depender da disponibilidade da pessoa para treinar, e se a pessoa já esta preparada mentalmente ou não a um treino que pode ser intenso. Algumas pessoas não querem treinar combate, e a logica quer que o treino de combate seja bastante importante para ser eficiente na rua. Mas acredito que vale mais treinar só umas simples combinações ou katas do que treinar nada ! 

Quem não treinou nada será sempre em desvantagem. Também se queremos poder progredir a longo prazo devemos gostar da modalidade que treinamos !


Para mim há lugar para todas as modalidades… O que importa mesmo é o instrutor,  tens que procurar um instrutor que tem um objetivo que seja minimamente semelhante ao teu, e que seja um instrutor honesto. Quando digo honesto é com os alunos claro mas também com ele próprio. Deve ser um pessoa que sabe porque treina de uma forma e não de outra e saber dizer que não sabe quando não sabe e não iludir os alunos com falsas graduações por exemplo.


Basicamente para decidires qual modalidade te convém em termos de defesa pessoal aconselho de pensares no porque de quereres treinar Defesa pessoal e ver que tipo de modalidade responde ao teu porque.  E nas modalidades que ficam podes ver quais tens possibilidade de treinar e vais experimentar e falar com os instrutores.


Agora pessoalmente acredito que para teres uma defesa pessoal mais completa possível em todo tipo de situação e que desenvolve o teu mindset e boas respostas. Sabendo obviamente que nunca ninguém será invisível.  Tens que treinar tudo, e quando digo tudo é tudo… Agora da para perceber que nem toda a gente tem tempo ou paciência para tudo e mais uma vez da para perceber o porque de existir varias modalidades !


Mas de forma geral o ideal seria de treinar uma modalidade que te permite treinar combate… Se não tens tempo ou paciência para mais, vale mais treinar num bom club de Kickboxing ou Muay Thai por exemplo do que um clube onde só se pratica katas.

Neste sentido um desporto de combate pode então ser visto como uma modalidade de defesa pessoal e assim nem só es treinado ao combate, mesmo que seja de forma limitada mas também vais treinar a condição física ! Até pode ser MMA só que como vais ter que treinar também combate no chão vais precisar neste caso de mais paciência para chegar a um nível interessante. Mais uma vez vai depender da tua disponibilidade, objetivo e gosto.


Como já disse se não queres treinar combate sempre podes treinar algo mais suave mas neste caso tenta não ficar preso da facilidade da ilusão de invencibilidade que pode surgir muito facilmente deste tipo de treino.  Pelo menos este tipo de treino pode ajudar a perceber as distancias, deslocamentos, desequilíbrios e outras alavancas de um combate melhorando a coordenação e por vezes até a condição física…


Alias a condição física é o fator mais importante num combate. Treinar esta parte nem só vai te permitir ganhar velocidade e explosividade, como também te dar mais resistência  física e mental. Podes ter a melhor técnica do mundo se não treinas minimamente a condição física de quase nada serve numa situação de conflito. Ainda mais contra uma pessoa mais alta ou pesada. Não é para nada que se há categorias de pesos nos desportos de combates, é para evitar lesões.  Mas é preciso saber também que mais se treina técnica e condição física menos este peso vai ter importância…  Por isto não vale a pena ser o The rock para poder se safar, ainda bem !


Ainda mais em defesa pessoal, porque não há golpes proibidos e podemos neste caso  fazer estragos mais facilmente mesmo sendo mais leve, até porque também podes usar armas improvisadas. Por isto se pretendes ser mesmo completo aconselho de treinar uma modalidade que lida com armas também.


Acho que percebeste a ideia…Tens que ser completo.


O ideal para ser completo é então como disse treinar condição física, treinar combate com todo tipo de distancias e também contra vários adversários ao mesmo tempo, treinar armas, treinar combinações para desenvolver reflexos dificilmente aplicáveis em combate de tipo sparring. Fazer também simulações de situação de defesa pessoal que podem acontecer…


Basicamente é como treinam os grupos de intervenção de elite em termos militares e na policia no mundo inteiro. Eles não treinam uma ou outra modalidade, neste caso já nem se fala de modalidade… Eles treinam tudo e pronto ! Porque devem ser preparados para tudo.


Agora obviamente que nem toda a gente quer ou precisa de ter um tal nível, só se for mesmo por motivos filosóficos de vida, e poderei fazer outro artigo sobre o assunto. Mas de qualquer forma mais uma vez o importe é o instrutor que te treina, ele deve saber te treinar para as tuas necessidades e objetivos. 

Por isto como em musculação onde se usa um Personal Trainer de forma individual, em Defesa Pessoal também pode ser interessante ter aulas privadas.


Alias se es da zona da grande Lisboa podes me contactar para este tipo de treinos, ou então para aulas de Jeet Kune Do em clube, terás toda a informação neste site.

Qual melhor Arte Marcial para Defesa Pessoal ?
Tagged on: