Medo durante um assalto

Como não ter medo de ser assaltado

Algo que me perguntam com frequência: como fazer para não ter medo quando a nossa integridade física se encontra em perigo ?
Para começar… O medo é algo que nos é inato, e ainda bem ! O medo serve para nos deixar mais atentos aos potenciais perigos. Todos sentimos medo ! E acredito que todos os grandes guerreiros do passado também sentiram várias vezes o mesmo ! ( Acredito que o Bruce Lee também ou até o Musashi ! )

Depois temos vários níveis de medo… E o facto de ter demasiado medo pode, de facto, paralisar ! Isto pode ser um problema se nos encontrarmos numa situação onde temos de escolher entre fugir ou combater !

Muitas vezes, esta pergunta é feita por pessoas iniciantes nas artes marciais ou com nível pouco elevado.
Já aqui está uma grande parte da resposta…
Sim… é o facto de treinar que nos vai dar mais confiança, porque vamos habituar o corpo e o cérebro a certo tipos de situações.

O que faz com que já não estajamos 100% perdidos quando a nossa integridade física estiver em perigo… Porque o facto de treinar (de forma adequada ! ) vai nos ajudar a conhecer técnicas e estratégias. Mas também nos faz perceber as nossas limitações, o que também nos ajuda a perceber se devemos e/ou podemos fugir, atacar, gritar, etc.
O medo sempre ficará, mas de forma saudável ! Já não será um medo que paralisa.

Por experiência pessoal, como já fui agredido (varias vezes por vários motivos) posso dizer que passei por uma sensação de medo, mas mais de forma a aumentar a concentração…

O facto de termos medo pode ser algo de positivo quando nos deixa 100% focados. Para se conseguir isso, temos de saber, de antemão, o que nos leva a lutar, em caso de agressão (proteger amigos, a nossa integridade física, etc). Se nos prepararmos durante meses ou anos com o objetivo de lutar (em caso de necessidade), vamos poder aproveitar as vantagens desse medo e decidir, mais conscientemente, se devemos lutar ou fugir, evitando o pior dos cenários.

Conclusão

Conhece sempre as tuas forças e limitações (o treino ajuda). Conhece também vantagens e limitações de estratégias simples. E conhece as razões que te levam a treinar e porque é importante lutar em certos casos. (Ficar vivo para a família ? Para a liberdade seja qual for ? Porque a vida é bela ? )

O facto de pensares sobre isto todos os dias durante meses e anos vai-te ensinar a controlar o medo… vais aprender a lidar com ele, porque vais perceber que o que pretendes defender é importante e vale a pena lutar por isso. Por todos estes e outros motivos… Se a luta não vale a pena… Não lutes ! Se por exemplo te pedem dinheiro com uma faca…. Dá o dinheiro ! Porque tem uma faca, e isto é uma ENORME vantagem para o assaltante… E duvido que a tua vontade de guardar esse dinheiro seja maior do que estares vivo e com saúde!

Por fim, medo sempre teremos… Agora é ver o que fazemos com ele ! E isto vale para tudo !


Medo durante um assalto
Tagged on: