JEET KUNE DO

O Jeet Kune Do ( Caminho do punho interceptor ) é um sistema criado por Bruce Lee. Mais do que uma arte marcial, é uma síntese dos seus próprios pensamentos.
Através de experiências em combates reais, Bruce percebeu alguma dificuldade em vencer através dos métodos clássicos do seu estilo de Kung-Fu, o Wing Chun, considerado um dos mais diretos. Por essa razão, quebrou a abordagem clássica e progrediu usando vários sistemas de artes marciais, reunindo-os numa expressão única que chamou de Jeet Kune Do.

O Jun Fan Gung Fu ( Que é o Kung Fu criado por Bruce Lee …) é o sistema básico que pode levar à compreensão dos conceitos do Jeet Kune Do e assim se libertar de qualquer sistema para ter apenas o que funciona para nós individualemente.

A abordagem filosófica é o mais importante do sistema, já que ele não se limita a conjuntos de movimentos. Para Lee o Jeet Kune Do desenvolve-se de forma diferente em cada um, porque as pessoas não possuem as mesmas características físicas e psicológicas. A “liberdade de expressão” era para ele
fundamental, e por isso acreditava que um sistema marcial restrito, limitava a habilidade de resposta
do lutador que deve ser completa.