BRUCE LEE

A vida do pequeno dragão

No ano, no mês e na hora do lendário dragão chinês, Bruce Lee nasceu a 27 de novembro de 1940 em São Francisco. Bruce foi o quarto de cinco filhos. Voltou para Hong Kong com apenas 3 meses de idade, aí cresceu e viveu até ao final da sua adolescência.

Pelo facto de os seus pais serem artistas da Ópera Chinesa, Bruce atuou em vários filmes chineses durante a sua infância. Em 1953 Bruce Lee decide aprender o Kung Fu. É com Yip Man que ele começa o Wing Chun. Em muitas das escolas de artes marciais na época, os alunos eram ensinados por outros alunos mais graduados. Mas Yip Man começa a treinar Lee em particular após alguns alunos se recusarem a treiná-lo, pelo facto de a sua mãe não ser totalmente chinesa (o avô materno de Bruce era alemão e sua avó chinesa) e a maioria dos chineses naquele tempo recusavam-se a ensinar as artes marciais aos ocidentais. Com isso, Bruce beneficia ao ter os ensinamentos do mestre Yip, em particular.

Após a segunda guerra mundial, Hong Kong era um lugar difícil onde se crescer. Existiam diversos gangues pelas ruas da cidade e Lee foi muitas vezes forçado a lutar contra eles. Devido aos desafios que Bruce venceu, as confusões vinham naturalmente até ele. Em 1959, Lee participa numa briga de rua onde a polícia foi chamada para intervir. Lee espancou e venceu o filho de uma temida família das Tríades. Finalmente o pai de Lee decide que seu filho deve deixar Hong Kong para seguir uma vida mais segura e saudável nos Estados Unidos.

Bruce Lee chega então a San Francisco (em 1959) e vai logo depois para Seattle. Em 1964, ele deixa Seattle e muda-se para Oakland, onde abre uma escola dedicada ao Kung Fu com a ajuda de Taky Kimura. No mesmo ano, ele participa no torneio internacional de Long Beach, para fazer uma demonstração. Ele conhece aí Dan Inosanto, que se torna seu amigo e aluno.

Nessa altura, um produtor repara no seu potencial e lança a sua carreira de ator na televisão. Depois de se deslocar para Los Angeles, em março de 1966, o Jun Fan Gung Fu Institute é inaugurado a 05 de fevereiro de 1967. Dan Inosanto ajudará na sala de aula. O Jeet Kune Do (JKD) toma então forma. Sentindo-se limitado pela aparência tradicional e dogmática das artes marciais, Bruce Lee desenvolve a sua própria interpretação. O JKD foi formado em julho de 1967. Bruce Lee escreveu a base do conceito de JKD em 1970, durante um período de inatividade após um acidente de treino. Ele começou a sua carreira de ator cinematografico em 1971. Bruce Lee morreu a 20 julho de 1973, vítima de um edema cerebral.