A vida do Jet Li

Infância

Olá, hoje vamos falar de mais um grande nome das artes marciais. Vamos falar sobre o Jet Li ! Vais ver… O Jet Li é sem duvida uma grande fonte de inspiração !


O pequeno Li Lianjie nasceu dia 26 de abril de 1963 em Pequim ! Seu pai morreu quando tinha dois anos… Foi então criado pela mãe no meio de 5 crianças.

Aos 8 anos ele começa a praticar Wushu com o Mestre Wu Bin ! Mestre que chegou a comprar carne para a condição física do pequeno Li porque a família dele não tinha dinheiro suficiente para lhe comprar. 

Ele ganha o seu primeiro campeonato nacional só depois de 2 anos de pratica. Ele tinha bastante jeito, e também bastante motivação… Os treinos começavam as 6h da manha. So depois de uma hora de treino é que tinham direito de tomar o pequeno almoço. Os treinos eram diários e intensos.  Ele treinava o dia todo !

Bastantes vezes nos tempos livres ainda devia participar em demonstrações para os turistas. Os treinos eram feito no exterior até nos dias frios do Inverno.

Seguindo esta rotina conseguiu ser campeão do mundo varias vezes… Com a fama que ganhou pelo seu talento nas artes marciais acabou por entrar no mundo do cinema em 1979 na serie de filmes : “O Templo de Shaolin”

Cinema

A partir daquele momento tornou-se estrela de cinema, e ganhou o nome de Jet por causa da sua velocidade !  Começou a ficar famoso também fora da china com a serie de filmes “once upon a time in china” Depois de alguns filmes ele é tão bom que acaba por ser detetado por Hollywood e ganha um papel no filme “Arma Mortífera 4” Segue então com varios filmes.

Trabalha também com o frances Luc Besson com o filme “o beijo mortal do dragão” ou até também um filme que gosto bastante por ser diferente “Danny the dog” no filme ele tem o papel de uma pessoa que foi criado como fosse um cão…  Se ainda não o viste recomendo !

Se não sabias ele também faz parte da serie de filmes: os mercenários com o stallone.

Até participou num pequeno filme com o Jack Ma, nada menos que o fundador do Alibaba com quem também criou o Taiji Zen, uma empresa que tem como objetivo de espalhar a saúde e o bem estar no mundo através de treinos e venda de produtos. O filme se chama :” Gong Shu Dao”. Que também é o nome de uma nova arte marcial criada pelos dois. Neste filme também participaram varios artistas marciais famosos como por exemplo o Tony Jaa e o Donnie Yen…

Vida real

Ao nível da vida pessoal ele também é um herói ! Ele conseguiu sobreviver e salvar as suas duas filhas do tsunami que houve na Tailândia em 2004 !

Mesmo se o Jet Li ainda tem um bom nível de artes marciais e ainda tem muitos projetos, ele esta desde há alguns anos com problemas de saúde. Em 2013 anunciou ao mundo que sofria de hipertiroidismo e de problemas no coração. Mas ele é um lutador e continua com projetos, que seja para o cinema ou até a “one fundation” : Fundação humanitária criada por ele.

Para acabar, se deviamos definir o Jet Li acho que poderiamos dizer que: O Jet Li é uma pessoa timida e reservada, ele tem bastante motivação e talento. Ele gosta de ajudar a humanidade e é uma pessoa espiritual.

Bonus

Bonus para os fã do Bruce Lee, sabias que o Jet Li chegou a fazer um remake do film do Bruce Lee : “O invencível” conhecido como “A Fúria do Dragão” no Brasil. Se queres saber mais sobre a arte marcial que criou o Bruce Lee, o Jeet Kune Do recomendo de veres o video privado que esta aqui

A vida do Jet Li
Tagged on: